quinta-feira, 29 de março de 2012

Goleadas na Champions Africana

Com a disputa, no passado fim de semana, da primeira mão da primeira eliminatória da Liga dos Campeões Africanos, dois resultados saltam à vista pelo volume de golos. Os angolanos do Recreativo do Libolo voltam a estar nas bocas do mundo. Depois de terem eliminado os Orlando Pirates, da África do Sul, receberam no seu terreno os vice-campeões da Nigéria, os Sunshine Shooting Stars, e com um fabuloso 4-1 parecem ter assegurado a continuidade na prova.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Toda a classe num só toque – Rivaldo em Angola

É altura de dizer, agora sim, Rivaldo está em Angola. O craque brasileiro aterrou em Luanda há já algum tempo, mas a sua magia revelou-se, por inteiro, este fim de semana, quando o Kabuscorp venceu o Rec. Caála por 3-1, graças a um hattrick do melhor jogador mundial de 1999. Depois de uma estreia onde a magia não passou das bancadas para o relvado, muitos duvidaram do sucesso da operação que levava, pela primeira vez, um jogador estrangeiro de classe mundial a aterrar no Girabola. A sua ausência na segunda jornada, devido a problemas físicos, chegou até a levantar a possibilidade do brasileiro dar por terminada a sua aventura africana quase antes de a começar. Mas o destino e a qualidade deste jogador queriam uma coisa diferente.

terça-feira, 13 de março de 2012

Conquistar um ponto é uma arte

Álvaro Magalhães já teve momentos de glória no Girabola, como quando conquistou o título, em 2010, à frente do Interclube. Mas esta temporada regressa ao campeonato angolano com uma missão bem mais espinhosa. Conseguir que o Nacional de Benguela assegure a manutenção. A equipa benguelense foi a última a garantir lugar no Girabola 2012, conquistando esse direito através da liguilha realizada em janeiro passado. Assim, tiveram pouco mais de um mês para preparar o campeonato, recorrendo para isso ao experiente treinador português.

Depois de ter perdido em casa na primeira jornada, o Nacional deslocou-se até Luanda para defrontar o Progresso, equipa que tinha sido a surpresa da jornada inicial, por ter vencido no campo do Kabuscorp. Reconhecendo as limitações do seu conjunto, Álvaro Magalhães montou uma fortaleza defensiva para segurar a frente de ataque do Progresso. Numa tarde de imenso calor, a perspetiva de contra-atacar foi-se cedo dissipando, até porque Pedro Henriques, o poderoso avançado do Nacional, não dava sinais de estar em forma suficiente para grandes correrias. Na linha lateral, Álvaro, com a garra que todos lhe reconhecem, suava e gritava para que a sua equipa conseguisse manter o posicionamento defensivo.

Para conquistar um ponto, o Nacional aliou o rigor defensivo a uma excelente exibição do guarda-redes Vêdê. O baixinho número 1 benguelense foi a última barreira para a obra de arte conseguida por Álvaro Magalhães. Faltam ainda, no entanto, 28 jogos para marcar e não sofrer golos. Uma epopeia que até o um guerreiro, como Álvaro, não verá como fácil de ultrapassar.

Vai começar o Moçambola

É já este fim de semana que começa o campeonato de futebol em Moçambique. A época já começou, com o Ferroviário a vencer a Supertaça e a Taça de Honra/Sojogo. A equipa moçambicana também conseguiu ultrapassar a pré-eliminatória da Taça CAF, da mesma forma que o Liga Muçulmana avançou para a próxima eliminatória da Liga dos Campeões Africanos. Razões para acreditar que, em Moçambique, haverá morada para o bom futebol em 2012.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Um Rasca nada rasca

Recreativo de Libolo bateu todas as antevisões da pré-eliminatória da Liga dos Campeões Africanos ao bater o Orlando Pirates, da África do Sul. Talvez o facto da equipa angolana ter ganho apenas um Girabola, não tendo também qualquer tradição nas Afrotaças, levasse os analistas (e as casas de apostas) a dar todo o favoritismo aos sul-africanos.

Terá ainda ajudado o fato da equipa de Joanesburgo ter vindo a acumular, no seu plantel, algumas estrelas, a mais brilhante das quais tem por nome Benni McCarthy. Mas quem pode sair desta eliminatória com honras de craque é Maieco António, mais conhecido por Rasca.

Aos 29 anos, o avançado angolano viveu sempre à sombra do seu irmão, Akwá, provavelmente o jogador mais importante do futebol angolano. Com uma passagem pálida por Portugal, quando era ainda muito jovem, Rasca voltou a Angola para ser campeão pelo ASA, tendo depois passado pelo Progresso, pelo Santos e pelo FC Cabinda, antes de se tornar na referência atacante do Libolo.

Na primeira mão, em Joanesburgo, Rasca marcou dois dos três golos dos libolenses. Na segunda mão, no Calulo, voltou a marcar o golo do Recreativo, lançando a equipa para a próxima eliminatória da Liga dos Campeões Africanos. Não se evidenciando pela sua compleição física, o sentido de oportunidade de Rasca deu início aquela que poderá ser uma das belas histórias do futebol africano em 2012.

Camarões em baixa

A surpresa na pré-eliminatória das Afrotaças envolveu duas equipas dos Camarões, com o Les Astres, na Liga dos Campeões, e o Union Douala, na Taça CAF, a ficarem pelo caminho. Enquanto o vice-campeão camaronês caiu aos pés do campeão da Rep. Centro-Africana, o Diplomates FC, o Union Douala foi eliminado pelo Kallon FC, da Serra Leoa, equipa que deve o nome e o apuramento a Mohammed Kallon, antigo jogador do Inter de Milão e do AS Mónaco, entre várias outras equipas europeias, que não só fundou o clube como marcou o primeiro dos dois golos da vitória conseguida na segunda mão da eliminatória.

sábado, 3 de março de 2012

Física v Guifões



Proliga 2011/12
Física v Guifões
Transmissão Física TV
Comentários: Luís Cristóvão

Futebol


Olhem bem para esta foto. E começo por fazer uma declaração de interesses, não sou do Benfica nem do Porto, não costumo ligar muito a arbitragens, não acho que um jogo de futebol precise de qualquer comentário ligado aos homens do apito: ojogo vale por si, pelo espectáculo, que ontem até foi de qualidade e teve uma disputa muito interessante entre dois esquemas tácticos em evolução para se chegar à vitória. Ganhou quem esteve melhor, tacticamente, e independentemente de foras-de-jogo ou faltas. Mas não é sobre isso que vos quero falar. Olhem bem para esta foto. A suposta linha de fora-de-jogo não está paralela nem à linha da área nem à do corte da relva. Ou seja, aquela linha não é real. Os jogadores estão, de facto, fora-de-jogo, mas aquela linha mente. E é sobre isso que quero que pensem. Esqueçam linhas inventadas e repetições. Ponham-se na pele de um tipo que tem de estar a ver a bola a sair dos pés de um jogador e a controlar a posição de outros onze ou doze numa área de cerca de 30x60 metros. Ponham-se na posição dele. Quantas vezes iam acertar no fora-de-jogo? Depois de pensarem bem nisso, lembrem-se que ontem viram mesmo um grande jogo. E, em Portugal, isso não acontece assim tantas vezes...