quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Europeu de Andebol 2014 começa domingo

|Luís F. Cristóvão



As melhores seleções europeias de Andebol voltarão a reunir-se, a partir de domingo, na Dinamarca, para disputar mais um Campeonato da Europa. A equipa portuguesa falhou a qualificação, mas teremos oportunidade de seguir os melhores atores desta modalidade, numa competição que começa dividida em quatro grupos. Eis a apresentação de cada um deles.

Grupo A

Organizadora e campeã em título, a seleção da Dinamarca é a grande favorita a alcançar nova vitória neste torneio. Orientada por Ulrik Wilber, técnico que tem somado imensos êxitos na sua carreira, quer nas seleções femininas, como masculinas, esta equipa não deverá ter dificuldades para terminar em primeiro lugar do grupo. A Macedónia, quinta classificada na última edição do Euro e carrasca de Portugal, será o seu adversário mais complicado, com Kiril Lazarov(na foto), do Barcelona, a liderar o plantel, enquanto a República Checa, com o experiente Filip Jicha, do THW Kiel, a ser o melhor marcador e a principal ameaça para os seus adversários, a procurar uma boa posição. A Áustria, que se qualifica pela primeira vez para um Euro, depois de ter organizado a prova em 2010, deverá aproveitar para ganhar experiência ao mais alto nível.

Na primeira jornada, a Dinamarca enfrenta a Macedónia e a Dhoze oferece-lhe uma vitória quase garantida.

Grupo B

A Espanha conquistou o título mundial em 2013 e espera confirmar esse momento alto no Europeu, com uma constelação de estrelas que terá, nesta primeira fase, que ultrapassar um grupo cheio de incógnitas. Nenhum dos seus três adversários parece evidenciar-se perante os outros, mas todos eles terão uma palavra a dizer neste torneio. A Hungria foi a que melhor se portou no Europeu de 2012 e volta a contar com Laszlo Nagy (na foto) como figura principal. Já a Islândia vive um período de renovação e espera que o jovem Aron Palmarson possa fazer deste o Euro da sua confirmação. Finalmente, a Noruega, há bastante tempo a viver na sombra do sucesso da seleção feminina, terá no capitão Borge Lund a peça central da busca por uma lugar entre os melhores da Europa.

Na primeira jornada, Islândia e Noruega poderão sair com maior ambição, caso vençam o confronto entre elas. Na Dhoze, são os islandeses quem detém o favoritismo.

Grupo C

Este parece ser o grupo  onde tudo pode acontecer. A França, atual campeã olímpica, fez uma péssima prestação no Euro 2012, onde terminou em 11º, depois de ter sido campeã europeia em 2010. A passar por um processo de renovação, os gauleses confiam em Nikola Karabatic (na foto) para voltar a levar a sua seleção até perto da vitória. Para tal, terão que ultrapassar a Sérvia, que organizou o último torneio e conseguiu um surpreendente segundo lugar. Momir Ilic foi considerado o melhor jogador da prova, mas terá que mostrar, longe de casa, que essa foi uma distinção merecida. A Polónia, com o histórico guarda-redes Slawomir Szmal tentará aproveitar algum deslize dos dois favoritos, enquanto a Rússia espera reviver os seus longínquos momentos históricos com uma equipa liderada por Konstantin Igropoulo, jogador do Fuchse Berlim.

Ao defrontar a França na primeira jornada, a Rússia poderá contrariar a previsão da Dhoze, que oferece o favoritismo ao conjunto gaulês.

Grupo D

A Croácia entrou na história do Andebol ao somar três medalhas de bronze consecutivas nas principais competições da modalidade. Terminando em terceiro no Euro 2012, nos Jogos Olímpicos e no Campeonato do Mundo, os croatas confiam em Domagoj Duvnjak, jogador do HSV Hamburgo, para liderar o seu conjunto até mais uma medalha. Neste grupo, a Suécia espera poder voltar a figurar entre as melhores equipas do continente, contando com o experiente defesa Tobias Karlsson para se diferenciar dos seus adversários, dois países que marcaram a sua última presença a este nível em 2008. A Bielorrússia recuperou Siarhei Rutenka(na foto), um dos melhores jogadores do mundo e que já representou a Eslovénia, esperando, com ele, poder almejar a uma boa classificação, enquanto o Montenegro conta com o técnico do Vardar Skopje, Zoran Kastratovic, para fazer a diferença nesta competição.

Apesar da experiência acumulada na Liga dos Campeões pelos seus principais jogadores, o Montenegro não merece os favores da Dhoze, que espera ver a Suécia vencer na primeira jornada do grupo.


Segue toda a ação no site do Europeu: http://den2014.ehf-euro.com


Sem comentários:

Enviar um comentário