quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Maribor: a armada "violeta" quer surpreender no regresso à Europa dos milhões

| Francisco Sousa

14 de Setembro de 1999. No velhinho Estádio Lobanovsky de Kiev, o Maribor, modesta equipa proveniente do campeonato esloveno, fazia a sua estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de ter surpreendido a Europa ao afastar os franceses do Lyon na 3ª pré-eliminatória (3-0 no total das duas mãos). Foi, então, na capital ucraniana, que os eslovenos escreveram mais uma bonita página na sua história, ao vencerem o todo-poderoso Dinamo por 0-1, com um golo de Ante Simundza, avançado destro, corpulento e trabalhador. O Maribor, porém, acabaria essa fase de grupos na última posição, tendo somado apenas mais um ponto, na deslocação à BayArena de Leverkusen.



15 anos passaram e o Maribor, depois de várias tentativas, finalmente, conseguiu o regresso ao convívio com os "grandes". E não é que o herói daquela noite em Kiev volta a ser protagonista? É verdade, década e meia depois, Simundza foi o técnico responsável pelo heróico apuramento para a maior (e melhor) competição de clubes do planeta. Em Glasgow, perante o histórico Celtic, os campeões da Eslovénia puxaram dos galões e conseguiram rubricar uma vitória notável. Quis o destino que o regresso dos violetas a esta competição os colocasse, de novo, no caminho de uma equipa verde-e-branca, no caso o Sporting. Enquanto que para o Maribor este será o sétimo jogo da temporada na Champions, para os leões será um regresso às lides europeias. Apesar de tudo, é previsível que a equipa portuguesa até venha a assumir o jogo, estratégia que até poderá ter o consentimento dos eslovenos, mais interessados em pontuar do que em brilhar, neste caso...

Formatada para jogar entre um 4x4x2 e um 4x2x3x1, a equipa do Maribor vai alternando de esquema táctico, consoante os jogos e os momentos destes mesmos. Em fase defensiva, costuma organizar-se, geralmente, em 4x4x2. Quando assim é, a dupla de avançados fica adiantada, pressionando sem grande eficácia na frente, enquanto que as linhas defensiva e de meio-campo recuam um pouco mais. Porém, se quiser assumir o jogo, o Maribor faz subir um pouco mais o bloco, sendo que aí se soltam habitualmente 4 elementos: o trinco Filipovic (principal distribuidor de jogo numa primeira fase de construção) e os três homens do meio-campo ofensivo/ataque. Em Glasgow, contra o Celtic, a equipa assumiu a posse e jogou com muito atrevimento no meio-campo contrário, fazendo adiantar os alas (Vrsic e Ibrahimi) e usando bem a mobilidade e largura dos possantes Mendy e Tavares na frente do ataque. Já nos jogos caseiros (Maccabi e Celtic, por exemplo), o Maribor partiu de uma base em 4x2x3x1, apresentando um duplo-pivote mais conservador (Dervisevic-Filipovic) mas com uma segunda linha de autênticas setas (Bohar-Ibraimi-Vrsic) e só com uma referência na frente do ataque.

No fundo, é notória a tendência desta equipa do Maribor em variar entre estes dois registos. Ofensivamente, a equipa mostra uma tendência a explorar os espaços interiores, dado que tanto Vrsic como Bohar (ou até Ibraimi) gostam de fazer a diagonal em direcção à área. Apesar de tudo, a profundidade pode ser encontrada em algumas subidas destes alas e, sobretudo, na projecção que o lateral-esquerdo Viler dá em termos ofensivos. Já a defender, o Maribor exibe algumas dificuldades na protecção do espaço nas costas dos laterais (sobretudo Stojanovic) e a falta de flexibilidade e velocidade dos centrais (são rijos e defendem relativamente bem na área, apesar de tudo), algo inaptos para fazer as dobras. Nos momentos em que a equipa joga mais recuada, é necessária solidariedade, entreajuda e consistência/solidez táctica, algo que nem sempre acontece, porém...

Outro apontamento vai para as bolas paradas. Nas ofensivas, o Maribor costuma atacar, habitualmente, o primeiro poste, podendo depois haver a sequência na zona central ou no segundo poste. Há, de facto, jogadores com capacidade para criar perigo no jogo aéreo (Suler, Mendy ou Filipovic, por exemplo). Porém, nas bolas paradas defensivas, são notórias os problemas do campeão esloveno em defender à zona, algo que pode ser efectivamente explorado pelos melhores cabeceadores da equipa sportinguista.


O um-por-um do Maribor:

Jasmin Handanovic: Primo mais velho do guardião da selecção eslovena e do Inter, Samir Handanovic, Jasmin é um guarda-redes veterano, com reflexos interessantes entre os postes, embora assuma dificuldades a sair da baliza e já lhe falte alguma agilidade. Parece algo "pesadão" mas vai-se mantendo como indiscutível na baliza do Maribor.
Petar Stojanovic: Promissor lateral/médio-ala de 18 anos, tem actuado no lado direito da defesa neste início de temporada. Começou tremido, mas tem vindo a afirmar-se na posição. Os dois jogos da eliminatória frente ao Celtic e a partida caseira contra o Maccabi Tel-Aviv mostraram um jogador cada vez mais seguro de si mesmo, bem no um-para-um defensivo e a dar boa saída de bola, ainda que não arriscando muito em profundidade. Nalguns posicionamentos, pode ainda melhorar, mas o futuro tem tudo para vir a ser brilhante!
Aleksander Rajcevic: Aos 27 anos, assume-se como um dos titulares do centro da defesa. Robusto, poderoso por alto e impetuoso, peca por uma certa falta de flexibilidade e pela pouca rapidez, o que o faz ser ultrapassado facilmente no um-para-um contra jogadores virtuosos e velozes. Destro, tem já uma internacionalização no currículo pela selecção A eslovena.
Marko Suler: É o "chefão" da defesa do Maribor. Impetuoso por alto, bastante experiente e bem nas intercepções e desarmes, falta-lhe também alguma velocidade e capacidade para sair da posição em certos momentos. Quando bem colocado, revela-se um defensor praticamente intransponível.
Arghus: Durinho e com imponente estampa física, o brasileiro será, em teoria, o terceiro central do plantel do Maribor. Formado no Grémio de Porto Alegre, este gaúcho de gema poderá vir a ser uma alternativa caso Simundza queira aguentar o resultado...
Mitja Viler: Tem feito um grande início de temporada, revelando segurança na hora de defender e qualidade ao nível do cruzamento. Já leva cerca de meia-dúzia de assistências esta temporada, prova de que apoia bem o ataque. Presente na recente convocatória de Srecko Katanec para o jogo contra a Estónia, pode vir a galgar terreno também na selecção eslovena, apesar da idade (28 anos).
Zeljko Filipovic: Um dos melhores jogadores do plantel violeta. Dono de um sentido táctico apurado e exímio ladrão de bolas, Filipovic revela ainda atributos ao nível do passe (curto, médio e longo), destacando-se pelas bolas que coloca em profundidade ou pelos passes precisos entre-linhas. Alto (1,94 m) e poderoso fisicamente, mostra ainda um interessante jogo por alto.
Ales Mertelj: Jogador de bastante critério ao nível do passe e com capacidade para chegar constantemente à segunda linha ou até à grande área contrária, não foi titular nos mais recentes jogos caseiros para a Champions (Maccabi e Celtic), em detrimento do mais defensivo Dervisevic. Na condução e visão de jogo, exibe atributos interessantes e poderá ser sempre uma boa opção para o "onze" inicial.
Amir Dervisevic: Trinco de 22 anos, revela-se um jogador mais defensivo e posicional que os restantes companheiros do meio-campo. Poderoso fisicamente e sem grandes atributos do ponto de vista técnico, poderá ser uma opção no "onze" para ajudar a sustentar a equipa do ponto de vista defensivo e no jogo sem bola. Elemento cumpridor.
Dare Vrsic: Canhoto talentoso e de atributos técnicos interessantes, tanto pode actuar à direita, como à esquerda e inclusive até mais por dentro. Desequilibrante do ponto de vista ofensivo, privilegia as diagonais, sobretudo quando actua sobre o lado direito. Remata bem e possui boa visão de jogo, embora se revela um jogador pouco solidário na hora de ajudar a cerrar fileiras.
Agim Ibraimi: Talentoso internacional macedónio, é, provavelmente, o jogador mais dotado do ponto de vista técnico desta plantel do Maribor. Com a bola colada ao pé esquerdo, revela-se um distribuidor de segunda linha notável, mostrando boa visão de jogo e critério nas acções. Adepto das diagonais, é mais um dos jogadores que exibe igualmente atributos ao nível do remate de meia-distância. Pode partir de uma das alas ou jogar mais na posição "10".
Damjan Bohar: Inteligente a explorar o espaço nas costas da defesa, este talentoso internacional esloveno revela argúcia na maneira como procura as zonas mais interiores, partindo do corredor lateral (sobretudo o direito, embora também possa actuar no lado esquerdo). Agressivo e dinâmico, possui um bom jogo associativo, descaramento na finta e qualidade na finalização. Promissor.
Marcos Tavares: Capitão de equipa, já se sente praticamente esloveno, dado que está há seis anos no país. Brasileiro possante e com algum samba, cai na faixa para dar largura, embora jogue bem por dentro, recebendo, tocando e procurando o remate várias vezes, embora nem sempre no melhor timing. Uma das referências do clube.
Jean-Phillipe Mendy: Poderoso, é a habitual opção quando Simundza pretende jogar com um homem mais de área. Não se revelando um finalizador excepcional, trabalha bastante e usa bem o seu físico para ganhar vários lances.
Luka Zahovic: Filho da antiga estrela do campeonato português e actual director desportivo do Maribor, Zlatko Zahovic, tem-se mostrado como uma peça importante neste início de época, pese embora só some três titularidades. No último fim-de-semana, deu a vitória no jogo caseiro frente ao Krka, ao apontar os únicos dois golos da partida (2-0). De cabeça ou pé direito, revela-se incisivo em frente à baliza adversária.

Sem comentários:

Enviar um comentário